terça-feira, 24 de abril de 2012

Corrida Rústica 118 anos de Palhoça

Corrida em comemoração aos 118 anos da Palhoça. Só 5 km. De grátis. Assim é irrecusável. Fazia tempo que eu não participava de uma prova de 5 km. Aliás, até em treinos está ficando raro correr 5 km. Distância curta, quase um tiro. Fui com a intenção de me testar, ver o que os treinos estão fazendo comigo. Tudo indicava que podia correr bem, sem problemas.

O sábado começou com chuva leve, mas na hora da largada o tempo estava praticamente perfeito. Nunca corri na Palhoça e não sabia do percurso. Pouco antes de largarmos, avisaram que haveria um morrinho. Preparei o psicológico esperando um morro no caminho, talvez mais. O certo é que a corrida não seria totalmente plana e talvez o recorde que eu queria fazer estivesse ameaçado.

Larguei como se não houvesse amanhã, em um ritmo ainda impossível de manter. O 1º km mostrou 4:15. Muito forte. Tentei continuar perto disso, mas tive alguma dificuldade. Fechei o 2º km a 4:30. Até o momento, bem abaixo do pace de 4:48 do recorde. Estava muito bem. O 3º km foi o pior, a 4:54, e ao final dele já se avistava o primeiro morro. Nada assustador, mas subir sempre quebra o ritmo.

Subia um morro, fazia a curva pra direita, se preparava pra descer e já se via o segundo morro. Sem problemas. A pior parte do morro pra mim, atualmente, é descer. Joelhos e pernas sofrem, mas aguentam. Pelo menos por enquanto. Subindo e descendo, consegui correr o 4º km abaixo de 5:00 e sabia que só faltava menos de 1 km para terminar a prova e bater meu recorde.

Depois da metade do 5º e último km, um pequena subidinha, pra sugar mais um pouco das forças. Senti que caiu o ritmo e alguns corredores me passaram. Não queria deixar. Acelerei, fiz a curva pra direita e estava na reta final. Busquei aquela energia de sempre pro sprint final de sempre. Pace de 3:45 nos últimos metros, mais algumas ultrapassagens e o novo recorde.

Parei o cronômetro e lá estava o novo recorde mundial pessoal. 5 km em 23:09. A evolução continua. É sempre bom fazer um recorde em uma corrida. Parece que tem importância maior. Nos treinos já havia feito 24:00. A vantagem dos treinos é que a distância é sempre 5 km. Nas corridas, às vezes não. Neste dia, tudo deu certo, mesmo com os 3 morrinhos. Acho que posso fazer um tempo melhor. Só não vai ser tão cedo. O foco não é nas corridas de 5 km.

Como curiosidade ou para vocês perceberem como o pessoal corre demais, fiquei em 8º de 9 na minha categoria. Meu melhor tempo, pace de 4:37 min/km, e fiquei lá atrás. Não me importo muito. O que vale é aquela eterna competição entre eu e eu. Os corredores são muito rápidos. Espero um dia chegar perto. Os treinos e os resultados mostram que estou no caminho certo.

2 comentários:

  1. Parabéns Ênio que texto divertido e interessante. Realmente o que importa são as nossas metas pessoais -nós x nós... Maristela

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns, Ênio. Sua evolução está sendo bem rápida e consistente. Também com essa determinação nos treinos não poderia dar outra. Há pouco tempo você estava brigando pelo sub-25 e agora já está na briga pelo sub-23.... É isso aí. Agora gostei do acréscimo no nome do blog: RUNNERS.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...