quarta-feira, 16 de maio de 2012

Meia Maratona de Balneário Camboriú

A próxima corrida é sempre a melhor. A próxima corrida era a Meia Maratona de Balneário Camboriú. Sabia do percurso, com o Morro da Rainha pelo caminho. Passaria duas vezes por lá. O tempo final, com certeza, seria prejudicado. Mesmo assim, pensava que dava pra melhorar meu recorde anterior, de 1:54:02. Meus últimos treinos me deram confiança para acreditar que era possível, mesmo com duas subidas durante a corrida.

Como em toda corrida fora de Floripa e com largada cedo, lá fui eu acordar às 4 da manhã, pra sair às 5 e chegar cedo em Balneário. Largamos às 7:35, com o sol, que não foi convidado nem desejado, querendo aparecer. A largada é sempre a parte mais tumultuada. Muita gente, muitos desvios. Correr na calçada foi a melhor decisão. A Avenida Atlântica está em obras e o espaço não era dos maiores. Nada que atrapalhasse meus planos de recorde.

Meu sonho ideal de toda a vida até o momento é correr uma meia maratona em 1:45:00 ou menos. Pensei nisso pra Balneário, mas sabia que não ia acontecer. O Morro da Rainha não ia deixar. Ignorando o fato de ter o morro no caminho, tentei manter o ritmo abaixo de 5:00 min/km enquanto fosse possível e estivesse plano. Os treinos me diziam sim, mas só na corrida pude comprovar que era sim mesmo. Até o km 10 todas as parcias foram abaixo de 5:00.

No 11º km, a primeira subida. Tentei subir trotando. Fui até quando andar era mais rápido e menos cansativo. O pace caiu pra 6:09 e nada podia ser feito. Tudo que sobe tem que descer. E eu desci totalmente descoordenado, com um copo de água em uma mão e uma garrafa de isotônico na outra (pior errado pegar o isotônico). No 12º km, recuperei o pace de antes do morro. Até aquele momento estava no limite pra fechar em 1:45:00.

Em algum momento eu ia cansar. Cansei, mas ainda consegui levar o ritmo entre 5:01 e 5:08 do 13º ao 17º km. No 18º km, o pior pace da corrida no plano. Fiz 5:15, talvez já pensando na volta do morro, a segunda subida que estava chegando. Subi o morro e dessa vez nem tentei trotar. Quando começou a ficar bem inclinado, andei. Sem pressa, confesso. Corri fazendo contas e o novo recorde era certeza, só não sabia exatamente qual seria o tempo.

Calmamente, subi o morro, usei o gel e tomei a água. Já estava no km 20. Fechei o km 19 em 6:38. Ainda fiz uma parte do 20º km no morro e o pace ficou em 5:37. A descida da volta era muito inclinada. Joelhos reclamaram, mas estava no fim. O km 21 ficou em 5:08, culpa já do cansaço de toda a corrida. Não foi dos piores. Os últimos metros foram de aceleração total pensando em fazer o melhor tempo possível.

Só olhei para o relógio durante a corrida a cada 1 km, quando ele apitava. Não tinha ideia de qual seria o tempo ao completar a prova. Acelerei, corri, corri e cheguei. Parei o relógio. Olhei o tempo: 1:49:16. Novo recorde mundial pessoal. Quase 5 minutos a menos do que o anterior e com duas subidas de andar no caminho. O 1:45:00 ainda não veio, mas pelo menos garanti o sub 1:50:00. Se não fossem os morros, o tempo seria ainda melhor.

O importante foi o novo recorde. Era o objetivo. Percebi que consigo manter por vários quilômetros o pace abaixo de 5:00 min/km. A Meia de Floripa, dia 17/06, é a próxima do calendário. Praticamente toda plana, sem nenhum morro pra segurar meu desempenho. Fazer um novo recorde é a única possibilidade aceitável. Acredito que será o momento mais adequado para o sub 1:45:00 nascer. Mais um mês de treinos para o sonho virar realidade.

Deixo aqui a lista dos meus tempos em meias maratonas. Corri 7, mas 2 foram com desempenho acima do recorde da época. Em todas as outras melhorei o tempo. Se eu pudesse dar só uma dica, seria esta: usem o filtro solar. Não, não. Errei. A dica é: treinar funciona.

19/06/2011 - 2:01:15 - Meia de Floripa
31/07/2011 - 2:04:33 - 27ª Meia Maratona de Gaspar
30/10/2011 - 1:59:02 - 4ª Meia Maratona Cidade de Pomerode
27/11/2011 - 1:58:10 - 5ª Meia Maratona de Blumenau
04/12/2011 - 2:08:19 - Corrida e Caminhada Pela Paz no Trânsito
25/03/2012 - 1:54:02 - Meia Maratona de Florianópolis
13/05/2012 - 1:49:16 - Meia Maratona de Balneário Camboriú

2 comentários:

  1. Grande Enio, tu tá virando o Sergei Bubka das corridas....um recorde atrás do outro!!!
    Eu tenho pra mim que caminhar com bom ritmo em subidas fortes é sempre melhor e mais rápido do que trotar. Já teve casos que ultrapassei caminhando quem trotava na subida.
    Sem dúvida nenhuma Treinar, Treinar e Treinar é o melhor caminho, mas o filtro solar também é importante.

    Parabéns por mais um RP.

    Abração
    Guilherme

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Enio.
    A Meia da O2 promete. E o ditado "treino duro, prova fácil" diz por si só o seu desempenho.
    Muito bom!!

    Helena

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...