sábado, 3 de novembro de 2012

5ª Meia Maratona Cidade de Pomerode

Corri sábado à tarde (trotei, na verdade) e domingo já havia outra corrida. A 5ª edição da Meia Maratona Cidade de Pomerode. Estive lá ano passado e decidi, meio em cima da hora, ir para lá de novo em 2012. Queria me testar e ver até onde aguentava correndo perto do pace de 5 min/km. Seria o teste para tentar um recorde pessoal ou chegar bem perto dele. Esse era o plano. Acordei às 3:30 e, juntamente com o Eduardo, fui para Pomerode. Chegamos lá com sobras e pegamos o kit com muita tranquilidade.

O dia estava nublado e no começo da manhã tinha até uma neblina. Parecia que o clima seria perfeito para correr. Bom se fosse. A largada era às 8 horas, mas meia hora antes já dava para sentir que a coisa ia ficar feia. Já estava um pouco quente e o medo era que tivesse sol. A parte boa disso tudo é que o sol não deu as caras. Em compensação, foi um dia MUITO abafado por aqueles lados. Com 500 metros de corridas eu já estava pingando de suor. Isso geralmente acontece depois do 4º ou 5º km. Percebi que seria difícil, mas tentei ir até onde pudesse..

Até o km 8 estava bem. Não consegui fazer nenhum pace abaixo de 5 min/km e já desistia aos poucos da ideia do sub 1h45', mas ainda pensava em 1h50' ou coisa parecida. Do km 9 ao 11, ainda mantive um pace legal, abaixo de 5:30. Aí veio o retorno e não aguentei. Minhas pernas não deixavam mais o ritmo constante. Caiu bem caído. Foi até surpreendente fazer pace abaixo de 6 min/km até o 14º km. Do km 15 ao 20, tudo acima de 6 min/km e morrendo. Quando a gente fica contando quanto falta para acabar é porque nada mais vai dar certo.

O tempo abafado quebrou quase todo mundo. A folga de minutos que consegui no começo me ajudaram nesse momento de desaceleração. Fiquei fazendo contas para fechar com pelo menos sub 2 horas. Era o que podia alcançar no momento. Pensei até em bater meu recorde da Meia de Pomerode do ano passado, mas não lembrava exatamente quando tinha feito. Então, forcei no último km, para fazer sub 1h59' e não ficar tão feio. A chegada, enfim, apareceu. Acelerei mais um pouco e fechei a corrida com 1h58'50''.

Mais tarde, vi que o tempo do ano passado foi 1h59'02''. Melhorei meu tempo em 12 segundos. O clima não estava bom para correr e fiquei satisfeito de ter conseguido pelo menos o recorde pessoal da prova. Nunca usei tanta água durante uma prova. E não era para tomar, Eram 2 ou 3 copos jogando na cabeça e não tinha jeito de refrescar. Uma das provas em que o tempo mais atrapalhou. Mais uma meia maratona para a conta. A temporada de meia maratona e maratona acabou. De novo só em 2013. Espero que com melhor desempenho e novos recordes.

Um comentário:

  1. Nossa, Enio.
    Correr na base aérea no sábado e se jogar para Pomerode no domingo só pode ser coisa de um "Louco por corrida". Você e o Hanada me surpreendem cada dia mais.
    Parabéns pelo novo PB na prova. Diante de tanto calor deveria ser até mais valorizado o seu tempo.
    Abraços

    Helena
    http://correndodebemcomavida.blogspot.com.br/
    @correndodebem

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. AVISO: Leio todos os comentários. Não respondo por preguiça.

Ler também é um exercício. Exercício lembra corrida e já escrevi demais aqui. Fui correr!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...