terça-feira, 30 de abril de 2013

Track & Field Run Series Beiramar Shopping - 45'46''

Comecei a correr por saúde, vontade de fazer algum exercício físico. Aí, percebi que podia correr mais rápido, podia melhorar meus tempos. E, agora, já não sei se corro pela saúde. Ou só por causa dela. Acho que é também por isso, mas o principal, no momento, é a busca por correr mais rápido e fazer novos recordes pessoas enquanto for possível. O foco atual é o sub 4 horas na Maratona de Porto Alegre. Estou treinando só pensando nisso. As corridas que entram no calendário são todas meios para o fim maior, dia 16/06.

Apareceu, então, uma prova do circuito Track & Field, que eu até tinha o objetivo de participar desde o começo do ano, buscando o sub 45 nos 10 km, como está descrito neste post de janeiro. Aí, apareceu a Maratona de Porto Alegre e o as coisas mudaram um pouco. Aumentei o volume e esqueci, por enquanto, os treinos específicios para as provas curtas. Felizmente, aumentar o volume propicia, de um jeito ou de outro, melhora na performance. E, depois desse prólogo todo, vamos ao que interessa, que é a Track & Field Run Series.

No sábado, aconteceu o Mountain Do Praia do Rosa. No entanto, entre correr 18 km no meio do mato ou correr 10 km forte no asfalto, sempre vou escolher o asfalto. Assim foi feito. Largada às 07:30 e só não foi o clima perfeito porque tinha sol. Nublado estaria ideal. Meu objetivo era o sub 45. Sabia que não ia dar, mas ia tentar para, pelo menos, dizer que tentei. Queria me testar, finalmente, em um corrida de 10 km. A última havia sido dia 02/09, na mesma Track & Field, só que no Shopping Iguatemi e não foi nas melhores condiçõs.

Chegou o dia e eu fui. A largada aconteceu pontualmente e o começo foi meio afunilado. A largada em frente ao Beiramar nos levou para a Beira Mar e enfrentamos um S que segurou o ritmo no começo. Depois, foi só pegar a Beira Mar Norte e sua planitude. Comecei tentando o sub 45, Fiz 4'35'', 4'25'' e 4'26''. Até o 3º km estava abaixo. Foi só. Vieram os outros quilômetros e as parciais mais altas (4'38'' e 4'41''). Melhorei no 6º km (4'29''), mas foi só (7º, 8º e 9º em 4'36'', 4'39'' e 4'43''). No último, tentei o sprint final e só saiu um 4'31''.

Terminei a corrida com 45'46'', novo recorde pessoal. Feliz pelo tempo, mas não totalmente porque o sub 45 não veio. Sabia que não viria, mas achei que pudesse me surpreender. Desde os 47'57'' nos 10 km iniciais da Meia Maratona de Florianópolis pensava ser possível melhorar o tempo. Um ano depois, novo recorde pessoal nos 10 km. Sem treinos muito específicos. Ainda vou tentar o sub 45. É possível, mas não é fácil. Percebi isso ontem. Saiu um sub 46. Enquanto não sai o sub 45, comemoro o 45'46'', a junção dos dois sub envolvidos na história.

Resultado:
  • Geral: 38º de 393
  • Masculino: 36º de 279
  • Categoria 25/29 anos: 4º de 39

sexta-feira, 26 de abril de 2013

A conversa de sexta e os 10 km

A tarefa de escrever uma vez por semana não está sendo das mais fáceis, mas cá estou eu tentando, entre um treino e outro. Começando pelo que foi importante. Na última sexta-feira, estivemos eu e o Guilherme Preto (Correr Vicia), no hotel Majestic, em Florianópolis, na retirada de kit do 18º Revezamento Volta à Ilha. Não participamos da prova. Nosso objetivo ao ir para o evento era entrevistar o Sérgio Xavier, diretor da Runner's Brasil, para o POR FALAR EM CORRIDA, nosso podcast de corridas de rua.

Lembramos que ele estaria em Florianópolis e entramos em contato via Twitter. Ele foi muito solícito e gentil e se dispôs a passar uma hora do seu tempo falando conosco. Ótima conversa. Toda a entrevista estará no POR FALAR EM CORRIDA #27. No fim, deu uns 30 minutos de entrevista gravada, fora o antes e o depois. Encontrar o diretor da Runner's Brasil!!! Ainda conversamos com o Danilo Balu e com o presidente da Asics, Giovani Decker. Foi uma sexta-feira muito legal, diferente e que eu nunca esperava que fosse acontecer.

Por fim, os 10 km. Domingo haverá a Track & Field Run Series Beiramar Shopping. Vou correr na distância de 10 km e vou tentar alguma coisa abaixo de 50 minutos. Se der. O objetivo era o sub 45. Pode até vir, mas acho bem difícil, devido aos treinos para a maratona. Nem sei em que condições vou correr. Só sei que o percurso é plano e tem duas voltas de 5 km e a largada é cedo, às 07:30. A sexta corrida do ano vem aí. E eu vou lá. Participar, correr, tentar fazer um tempo razoável e voltar aqui para contar como foi.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Aumentando a quilometragem

De 3 em 3 km, o longão vai aumentando. Sábado passado, pela primeira vez desde a Maratona de Santa Catarina, corri 28 km. Um pouco mais até. Foi o treino mais longo desse período. Optei por um rota alternativa, fazendo um circuito onde não repetia as ruas, embora pegasse algumas subidas. Nas minhas contas, foram 9 subidas. Talvez mais. O objetivo do longão era rodar os primeiros 20 km confortável e progressivo, sendo que elegi os km 6, 12 e 18 para acelerar e tentar fazer um ritmo de maratona sub 4 horas.

O tempo no sábado não foi muito gentil com os corredores. Muito vento. Até acordei às 6 horas da manhã, mas cheguei a pensar em ficar na cama mais um pouco. A Maratona de Porto Alegre me convenceu do contrário. Os primeiros 5 km, com os morros do Abraão e Coqueiros e com o vento, foram mais devagar do que o pretendido. Serviu para aquecer. Depois, o ritmo até que se manteve dentro de uma normalidade. Fui levando desse jeito até o 20º km. A partir daí, dos últimos 8 km, o objetivo era rodar abaixo de 5'40''.

Não estava sentindo dores ou incômodos, mas o cansaço já estava chegando perto das minhas pernas e começando a se apresentar. Correr 20 km e não cumprir o objetivo não era cogitável. O 22º e 23º foram acima porque ainda peguei umas subidas. Ainda escapou um segundo no 26º km (5'41''), mas, no geral, a média dos últimos 8 km foi de 5'35'', o que me deixou satisfeito. Depois de 22 km e 25 km, os 28 km foram tranquilos. Talvez esteja me acostumando com o sofrimento. Talvez. Vou continuar assim que está funcionando.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Longo caminho

O ano começa e tudo está devidamente planejado. Corridas, meias, maratonas, objetivos. Tudo. Aí chega uma promoção de passagens de avião e muda tudo. Tudo. Foi assim, de repente, meio sem querer, que decidi participar da 30ª Maratona de Porto Alegre. O Eduardo trouxe a boa notícia da promoção, hesitei um pouco, mas não consegui rejeitar essa ideia. Comprei as passagens e dia 16/06 terei mais uma maratona para tentar o sub 4 horas. Por enquanto, só as passagens estão compradas. A inscrição ainda não foi feita.

Dessa vez, porém, estou fazendo um treinamento que julgo adequado. Mais adequado, penso. Fiz a base durante janeiro e boa parte de fevereiro. Incluí vários treinos de rodagens, corro quase todos os dias e tenho as devidas folgas. Os resultados estão aparecendo. A Meia de Florianópolis foi sub 1h45'. Os treinos de tiro estavam muito bem. E, nas últimas duas semanas, rodei 22 km e 25 km sem sentir tanta dificuldade. O próximo passo é fazer 28 km e ver se o corpo aguenta o ritmo. Esse sub 4 horas não vai ser fácil.

O treino de 25 km, o último longo que fiz, e mais longo do ano até agora, foi tranquilo. Comecei em ritmo confortável nos primeiros 9 km e tentei manter abaixo de 5'40'' min/km depois. Por que 5'40''? Porque é a média que vai garantir o sub 4 horas na maratona, mesmo com as marcações a mais do GPS. O mais legal foi ter fechado a média geral do treino em 5'41''. Acho até que exagerei em alguns quilômetros, indo mais rápido do que deveria, mas estava me sentindo bem. Quero ver o que acontece no treino de 28 km, o que vai doer. Seguimos treinando.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Correndo na Páscoa

Em certos momentos, você fica totalmente ocupado e sem tempo para muita coisa. Aí, você percebe que precisa atualizar o blog, mas antes tem que estudar, treinar, fazer o podcast e tal. Logo, o blog fica esperando a vez dele. Demorou, mas chegou. Dessa vez, é um combo duplo de corridas muito bem resumidas. Só para não dizer que não escrevi nada. As duas corridas do fim de semana  de Páscoa foram a 9ª Corrida Rústica de Bombinhas e a Corrida de Páscoa dos Perebas. O relato abaixo foi dividido em, ó! Que surpresa, duas partes.

9ª Corrida Rústica de Bombinhas

Esta corrida aconteceu no sábado, em comemoração ao aniversário da cidade. Era para ser 10 km, mas foram 9 km. Melhor assim. Correr em Bombinhas é correr em morros e, nesta corrida, foram dois, um na ida e um na volta. Íngremes e sem fim. O tempo começou nublado, choveu e terminou com sol e banho de mar. Minha corrida foi conservadora, tentando acelerar no plano e evitando forçar nos morros. No fim, um surpreendente troféu de 3º lugar na categoria 25-29, entre 5 corredores. Foi uma corrida muito legal, da qual participei pelo segundo ano seguido.

Corrida da Páscoa dos Perebas

Mantendo a rotina de prestigiar a Corrida dos Perebas, quase um circuito do bairro Abraão, fui novamente lá. Tinha feito um treino longo de 22 km na quinta-feira anterior e um treino de morros no sábado em Bombinhas. Não dava para fazer muita coisa no domingo. Aproveitei para treinar mais um pouco de subidas e nem me preocupei com o tempo. Não seria dia de recorde e também nem é bom fazer dois recordes na mesma prova no intervalo de quase 40 dias. Recomendo a qualquer pessoa participar da Corrida dos Perebas. É simples, mas vale a pena.

O resumo está feito. Informações mais completas e detalhadas podem ser encontradas no blog do Eduardo Hanada, que também participou das duas corridas (grande novidade, né?). Alguns pontos da Corrida de Bombinhas serão abordados no POR FALAR EM CORRIDA #24. Escutem. Eu, daqui, sigo treinando, estudando, gravando e tentando escrever.

LOUCOS POR CORRIDAS EM BOMBINHAS

O TROFÉU
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...